No Brasil e na maioria dos países, o voto é obrigatório, porém em alguns países, normalmente nos desenvolvidos, como os Estados Unidos, votar não é uma obrigatoriedade.
Quando toda a população é obrigada a votar, muitos cidadão vão às urnas sem ter consciência desse ato e, na maioria das vezes, nem sequer procuram conhecer as propostas dos candidatos, o que pode acarretar diversos problemas à sociedade.
Por outro lado, a obrigatoriedade do voto leva muitas pessoas a refletir sobre o assunto, algumas que nunca o faria se o voto não fosse obrigtório. Ficariam acomodadas e não se preocupariam em exercer seus direitos de voto.
Se as pessoas tivessem consciência da importância do voto, a não-obrigatoriedade do mesmo seria ideal, uma vez que iriam somente pessoas consciêntes às urnas, o que supostamente resultaria num governo mais sério e justo e, consequentemente, numa melhoria na sociedade.
Porém, o Brasil é o tipo de país emque a não-obrigatoriedade do voto resultaria em urnas vazias e quase nenhum cidadão exercendo seu direito de voto. As escolas vazias e pessoas "aproveitando o feriado" sem nem mesmo saber o motivo de não estarem indo trabalhar ou estudar. Elas nem sequer pensariam em analisar as propostas dos candidatos, muito menos em sair de suas casas para votar! Tudo se tornaria um grande CAOS !
Mas é isso aí, vamos aproveitar mais um feriado não é mesmo ?!
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)