quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Os jovens atenienses e Nós.

Na sociedade ateniense, os jovens eram educados desde pequenos ouvindo e estudando obras de grandes poetas como Homero e Hesíodo, considerados extremamente importantes para sua formação moral. Eram obrigados a memorizar e recitar essas obras.

Com cerca de 18 anos de idade, considerava-se que esse jovens já estivessem aptos para intervir diretamente nos assuntos políticos da cidade, após já ter frequentado palestras particulares e já obter todas as competencias morais e cívicas adequadas. Sendo assim, começavam a acompanhar os pais em reuniões e encontros com o objetivo de entrar em contato com a vida da cidade.

Como podemos perceber, os jovens atenienses eram educados de forma que pudessem pensar e se interessar pelos assuntos políticos de forma geral. Infelizmente, hoje em nosso país, ocorre exatamente o processo contrário. As pessoas são ensinadas a não refletir e não se sentirem a vontade sequer em FALAR sobre política. Isso as incomoda.

Acreditam não ser necessário pensar, uma vez que há pessoas que realizam esse "trabalho'' por elas. O que não se dão conta é que essa pessoas cobram caro, muito caro, por esse 'serviço': Manipulam-as da forma como bem entenderem. E o governo que temos faz uso exatamente desse tipo de ''técnica'' (se é que posso chamar assim) - Manipula e controla as pessoas(nós) de forma que aceitem tudo, absolutamente tudo que lhes é passado, como se fosse a melhor coisa possível.

Absorvem tudo que lhes é transmitido sem sequer pensar se aquele valor que é passado, por exemplo, vai contra seus próprios ideais.

Assim é fácil governar! Só que cabe a cada um de nós, cidadãos, mudar isso ou não !!!

Um comentário:

Professora Lara disse...

Uau!!!! gostei de ver esse texto aqui! Parabáns Helô!!!!
Vou acompanhar esse blog sempre!